M.F. e Protótipo

Modelo Funcional (M.F.)

Antes da construção do protótipo foi visto a necessidade da construção de um modelo funcional (Figura 01) esse modelo, teve como propósito a avaliação de dimensões, alocação de componentes e a estética, esses, requisitos previamente observados para a construção do protótipo.


Figura 01: Modelo Funcional
Fonte: Próprio Autor

A elaboração do modelo funcional foi desenvolvido na escala de 1:3, onde teve a presença da madeira de pinus como elemento principal de construção, a atribuição de oito LEDs 3mm para a geração da iluminação, fios condutores de energia com espessura de 2mm e uma bateria de 9V que fornece energia elétrica para o funcionamento dos LEDs.

Protótipo

O protótipo do projeto Lumisol (Figura 02) teve um tempo médio equivalente a vinte dias úteis para ficar totalmente finalizado, passando respectivamente pelas etapas de construção, acabamento, pintura e instalação elétrica. Lembrando que essa média de tempo para sua construção é baseada em apenas dois funcionários (técnico + ajudante) trabalhando oito horas diárias.



Figura 02: Protótipo LUMISOL
Fonte: Próprio Autor

Os custos para a sua produção ficaram na média de R$ 5.500,00, onde parte do custeio foi fornecida pela Universidade Federal de Pernambuco, assim como o fornecimento dos técnicos para construção do protótipo e a instalação elétrica, sendo eles, o técnico Wenceslau Gomes de Lima, responsável pela parte de construção, acabamento e pintura, e do técnico Guilherme Costa Neto, responsável pela instalação elétrica da luminária. O projeto teve ainda o apoio do Prof. Dr. Heitor Scalambrini na doação de componentes utilizados na própria luminária, como a bateria, o controlador de carga e a placa fotovoltaica.

O protótipo do projeto Lumisol, encontra-se atualmente instalado no térreo do bloco 17 da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste, Rodovia BR 104, km 59, s/n, Bairro Nova Caruaru, Caruaru-PE, disponível para visitação pública e observação de alunos, professores, pesquisadores e demais interessados.